o projeto

Prancheta 17elementos da marca.png

Em novembro de 2021, iniciamos as atividades do projeto Efeitos da composição e configuração das paisagens sobre a biodiversidade: uma análise multinível (SÍTIO EBMN), que é financiado pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no âmbito do Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração (PELD).

 

Ainda, hoje, temos poucas informações e estudos sobre a biodiversidade do Brasil, que é um país de proporções continentais, com grande heterogeneidade de ambientes e que abriga cerca de 10% da biodiversidade global.

 

E este desconhecimento também ocorre com a biodiversidade do Cerrado, que sofre ameaças diversas, principalmente devido à expansão da fronteira agrícola. Como consequência, há problemas diversos, tais como, perda e fragmentação de habitats, o que provoca declínios das populações das espécies nativas, redução na diversidade genética e até extinções de espécies.

 

Assim, o objetivo geral do nosso projeto é investigar como os distintos componentes da biodiversidade respondem a perda e a fragmentação dos habitats em paisagens situadas no sudoeste goiano, Brasil Central. Mais especificamente, nossas áreas de estudos estão nos municípios de Aparecida do Rio Doce, Jataí, Quirinópolis e Rio Verde. Esta região possuía, originalmente, diversos tipos de vegetação nativa do Cerrado, as quais englobam as diferentes formações (p.ex.: campestre, florestal e savânica). E, hoje, esta vegetação nativa cedeu lugar para plantações de cana-de-açúcar, milho e soja, principalmente.

 

Para realização deste projeto, contamos com uma equipe de pesquisadorxs de diferentes instituições: Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Universidade Federal de Jataí (UFJ), Universidade de Rio Verde (UniRV), Universidade federal de Goiás (UFG) e secretarias de meio ambiente de Jataí e Rio Verde.

Estes pesquisadorxs são de diferentes áreas do conhecimento: bioacústica, biologia da conservação, botânica, ecologia, genética, genotoxicologia, geoprocessamento, zoologia e divulgação científica.

Bora conhecer o nosso projeto!

Prancheta 15elementos da marca.png
Prancheta 12elementos da marca.png