• EBMN

Pequenos mamíferos nas paisagens do PELD EBMN




Foi debaixo de um sol escaldante, muita poeira e vento forte que a equipe PELD EBMN finalizou mais uma campanha de coleta de mamíferos de pequeno porte. Nos últimos dias, os pesquisadores foram a campo para instalar armadilhas de captura viva (p.ex. gaiolas, sherman e tomahawk) utilizadas na amostragem de pequenos mamíferos em fragmentos florestais em uma das paisagens alvo do PELD EBMN. Tais armadilhas permaneceram por 06 dias em campo e foram revisadas diariamente. Após tanto esforço o que foi encontrado? Segundo o prof. Dr. Jânio C. Moreira, que é especialista em pequenos mamíferos e integrante da equipe do PELD EBMN,


"Foram capturados 14 indivíduos, os quais pertencem a 5 espécies. Alguns dos exemplares foram levados para o laboratório, onde foram coletados tecidos para a realização de análises citogenética e moleculares. Todo o material-testemunho dessa campanha será depositado na Coleção de Vertebrados “Alípio de Miranda Ribeiro” (IF Goiano, Rio Verde) e ficará disponível para que pesquisadores e estudantes possam desenvolver estudos futuros."




Com essa campanha, os pesquisadores amostraram duas das seis paisagens alvo do PELD EBMN e, até o momento, foram registradas 8 espécies de mamíferos de pequeno porte. As espécies mais frequentemente encontradas foram Gracilinanus agilis, Marmosa murina e Didelphis albiventris. Os resultados são promissores e há a expectativa de mais espécies sejam encontradas à medida que o esforço amostral aumenta.




0 comentário

Posts recentes

Ver tudo