divulgação científica

Anfíbios com cheiro! É verdade?

 

Sim, é verdade! Pesquisadores descobriram que algumas espécies de anfíbios anuros exalam cheiros característicos. A pesquisa foi realizada por uma equipe liderada pelo pesquisador Andrés Brunetti da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP, Ribeirão Preto, SP) e foi publicada na revista científica PNAS em 2019 (v. 116, p. 2124-2129).


Os pesquisadores estudaram indivíduos da perereca Boana prasina. Inicialmente, os pesquisadores a pesquisa com a hipótese que o cheiro fosse para avisar e afastar possíveis predadores. Posteriormente, perceberam machos e fêmeas tinham cheiros diferentes.


E este cheiro característico é decorrente de uma mistura de cerca de 60-80 compostos químicos. E, muito destes compostos são produzidos por uma bactéria do gênero Pseudomonas, em uma relação simbiótica com machos e fêmeas desta perereca.


Se quiserem saber mais sobre cheiros dos anuros, leiam a reportagem de Peter Moon (https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2019/02/bacterias-podem-ajudar-os-anfibios-a-ficar-mais-cheirosos-para-os-parceiros.shtml) e o artigo científico (www.pnas.org/cgi/doi/10.1073/pnas.1806834116).

Autor

Rogério P. Bastos/UFG

 

Envie sugestões de temas, críticas, elogios para o e-mail:
projetoebmn@gmail.com

Prancheta 6elementos da marca.png
Prancheta 11elementos da marca.png